Bem-Estar Animal é tema de audiência pública

O vereador Ricardo Silva cobrou respostas da prefeitura quanto a criação do Conselho Municipal do Bem-Estar do Animal e o Fundo Municipal do Bem-Estar Animal

 

A promoção do Bem-estar animal e ações contra os maus tratos, estiveram em pauta, durante a audiência pública, realizada na última sexta-feira (19), no plenário da Câmara de vereadores de Osasco, por proposição do vereador Ricardo Silva (PRB).

O parlamentar destacou a necessidade de chamar a atenção do poder público e da população para a causa animal. Pautando a necessidade de proteger e defender os animais de maus tratos e abandono, Silva destacou alguns projetos que apresentou e aguarda por ações da prefeitura, dentre eles, a criação do Conselho Municipal do Bem-estar animal e o Fundo Municipal do Bem-estar animal, além da publicação de menu estático no site da prefeitura, para disponibilizar  fotos de animais perdidos ou em condições de abandono ou para adoção e orientação do Núcleo de Controle de Zoonose do Município de Osasco. 

Ricardo Silva também citou os PLs aprovados e novos projetos que serão votados como o projeto que dispõe sobre a Habilitação de Clínicas Veterinárias, para o Serviço de Castração de Animal de Cães e Gatos. “O projeto tem como objetivo, habilitar clínicas veterinárias a realizar castração, desde que estejam devidamente credenciadas pela Administração Pública”, explicou o vereador, que falou ainda sobre outro projeto “que estamos estudando a criação da farmácia veterinária popular. O principal objetivo da proposta é justamente ajudar quem não tem condições de tratar o seu animal, principalmente quando estão velhinhos e precisam de mais cuidados”, ressaltou.

A audiência contou com a presença e participação dos vereadores: Antônio Aparecido Toniolo (presidindo os trabalhos da mesa); Ralfi Silva; da Dra. Magda F. Pedroso, coordenadora técnica do Centro de Controle de Zoonoses; do Cecílio Neto da Defesa Civil; do veterinário Lupércio Markunas; Dra. Dalva Regina Bueno Ávila – Presidente da Comissão de Defesa dos Animais da 56ª Subseção de Osasco; Dr. Elton John Aparecido Ferreira – 1º Secretário da Comissão de Defesa da OAB – Osasco; Amanda França – Diretora Técnica e de Educação da Secretaria de Meio Ambiente; Marcelo Silva secretário de Meio Ambiente.

Feira de Adoção

Ricardo Silva destacou ação que acontece no próximo dia 27 de outubro, a 4ª edição da “Pet Day – Mega Feira de Adoção de Cães e Gatos”, feira de adoção de animais promovida pela Secretaria do Meio Ambiente de Osasco. O evento será realizado das 10 às 16 horas, no estacionamento da prefeitura, com entrada pela rua Narciso Sturlini. Estarão disponíveis, para adoção, cães e gatos que estão recolhidos no abrigo do Departamento de Bem-Estar Animal.

“É importante ressaltar que todos os pets passam por uma avaliação médica, tratamento (em caso de doenças ou lesões), são castrados, vacinados e vermifugados. Junto aos animais serão entregues certificados de adoção de guarda responsável”, disse.

Ascom – Vereador Ricardo Silva

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *