Garantia do bem-estar animal é discutida em audiência pública

Vereador Ricardo Silva da Câmara de Osasco

A criação de um Conselho Municipal do Bem-Estar do Animal e uma clinica veterinária estiveram em pauta

A proteção e promoção do Bem-estar animal e ainda a criação de uma clinica veterinária na cidade, estiveram em pauta, durante a audiência pública, realizada na última terça-feira (11), no plenário da Câmara de Vereadores de Osasco, por proposição do Vereador Ricardo Silva. A audiência contou com a presença dos munícipes, representantes da Defesa Civil, da OAB/ Osasco – Comissão de Defesa de animais, do Centro de Controle de Zoonoses de Osasco, do Departamento de Vigilância em saúde de Osasco e também do Gestor do canil Cecílio Neto, que se mostrou bastante interessado pela causa. “O bem-estar animal é muito importante, parabéns a toda equipe que organizou esse evento”, disse Netto, que falou ainda da necessidade de mais audiências e discussões sobre o tema em Osasco e outras cidades.

Já a Diretora do Departamento de vigilância em saúde de Osasco Marta Camilo, falou que existe um projeto do prefeito Rogério Lins para implantar uma clinica veterinária na cidade. “Estamos buscando parcerias, porque o custo é alto”, explicou.

Vereador Ricardo Silva da Câmara de Osasco

De acordo com o Vereador Ricardo Silva, a audiência objetivou colocar em pauta a necessidade de proteger e defender os animais de maus tratos e abandono. “Inclusive entrei com um projeto na casa que solicita a criação do Conselho Municipal do Bem-Estar do Animal e o Fundo Municipal do Bem-Estar Animal, a criação desse Conselho visa fiscalizar as principais ações de proteção e amparo a vida dos animais no nosso município através de ações descentralizada e articulada com outros setores”, explicou Ricardo Silva.

Para ele, “com a força que o Conselho proporcionará, a causa animal terá mais representatividade no município, para implementação de programas que combatam maus tratos, o abandono, promoção do bem-estar, incentivem a adoção consciente e previna os demais problemas ligados à saúde pública”, disse.
Durante a audiência, a Janaina Dornelas da Avama (Ação Pró Vida Animal e Meio Ambiente) falou do trabalho com animais abandonados, “acreditamos que a população animal se reduz através da castração e acredito que o projeto é muito importante”, explicou Dornelas.

Vereador Ricardo Silva da Câmara de Osasco
A audiência contou com a presença e participação dos vereadores: Antônio Aparecido Toniolo (presidindo os trabalhos da mesa); Pelé da Cândida; Batista de Sousa Moreira; Ralf Silva, Claudio da Locadora; da Doutora Marta Camilo, Diretora do Departamento de Vigilância em saúde de Osasco; Doutora Dalva Regina Bueno de Ávila, Diretora da OAB/ OSASCO da Comissão de Defesa de animais; Sr. Élio Salvini, secretário do Meio Ambiente de Osasco representando o prefeito Rogério Lins. Veja mais imagens a seguir.

Ascom – Vereador Ricardo Silva

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *