Vereador apresenta moção de apoio ao “Novembro Azul”

Ricardo Silva destacou a campanha para conscientização a respeito de doenças masculinas

A câmara de Osasco aprovou moção de apoio ao “Novembro Azul”, campanha para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A propositura é de autoria do vereador Ricardo Silva (PRB). “A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, e precisamos alertar sobre a importância da conscientização”, disse o parlamentar.

Para o vereador é necessário divulgar o “Novembro Azul” para motivar ações educativas e preventivas, e com isso, incentivar a realização de exames preventivos de detecção do câncer de próstata e outras doenças que acometem a população masculina.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

 

Ascom – Vereador Ricardo Silva



 

 

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *