Vereador destaca Dia contra a Exploração e o Tráfico de Mulheres e Crianças

 

Nesta semana o vereador Ricardo Silva (PRB), destacou o Dia contra a Exploração e o Tráfico de Mulheres e Crianças, comemorado no último dia 23 de setembro, na câmara municipal. Em Osasco, o Dia contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, foi inserido no calendário oficial através da lei 4665/14.

Para o parlamentar, “é importante ressaltar que de acordo com dados divulgados pela Nações Unidas para o Combate às Drogas e ao Crime (UNODC), mulheres e crianças representam 82% das vítimas de tráfico de pessoas no mundo, e o Brasil é o país com maior incidência na América do Sul”.

Ainda de acordo com o balanço de dados colhidos pelo Disque 100, canal de denúncias relativas a casos de violação de direitos humanos, o Brasil teve 175 mil casos de exploração sexual de crianças e adolescentes entre 2012 e 2016, o que significa quatro casos por hora. Em relação ao tráfico de pessoas, o Disque 100 já mapeou este ano 14 casos até julho. Já o Disque 180, canal destinado a receber denúncias de casos de violência contra a mulher, registrou 102 ocorrências apenas em 2018, de acordo com o ministério de Direitos Humanos.

Como denunciar casos de violência sexual

A Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças é Crime. Denuncie através do Disque 180 e Disque 100.

 

Semana do Idoso

O vereador Ricardo Silva falou sobre a semana do Idoso, comemorada anualmente entre os dias 24 e 27 de setembro, e que foi inserida no calendário oficial do município através da lei nº 2330/90. As atividades desenvolvidas durante a semana do idoso tem o objetivo de discutir ações visando a garantia da qualidade de vida da população da Melhor Idade. Além disso, propor políticas públicas e atividades de proteção e assistência aos idosos.

Moção pelo Dia Nacional do Trânsito

 

Ricardo Silva também destacou o Dia Nacional do Trânsito, comemorada em 25 de setembro, que tem como principal objetivo o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Ainda de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem, no mundo, por ano em acidentes de trânsito, e dessa total metade das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas.

Além disso, o trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentro do País, São Paulo é o Estado com maior número de óbitos no trânsito e dirigir alcoolizado é a segunda maior causa.  “Diante dos dados é importante exaltar que além da lei, para um trânsito seguro é preciso pessoas conscientes”, destacou o parlamentar.

 

Ascom – Vereador Ricardo Silva

 

 

 

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *