Vereador destacou os perigos na rede

Ricardo Silva apresentou moção de apoio para “A Semana de Conscientização para o uso da Internet”

 

Na última sessão ordinária da Câmara de Osasco, o vereador Ricardo Silva (PRB), fez moção de apoio para “A Semana de Conscientização para o uso da Internet”, comemorada na última semana de maio, com a finalidade de conscientização sobre o uso seguro, ético e responsável do acesso à rede. A ação é importante diante do aumento da incidência de casos de cyberbullyng, apologia ao crime, pedofilia e conteúdos inadequados.

Para ele, é cada vez mais precoce o ingresso de crianças nas redes sociais, mesmo que na maioria dos casos a idade mínima de 13 anos não seja respeitada. “Por isso, é recomendável acompanhar e verificar o que as crianças estão fazendo na rede. Existem muitas crianças reféns de marginais atrás de um webcam”, ressaltou Ricardo Silva.

O parlamentar ainda destacou dados do Ministério dos Direitos Humanos, que mantém o serviço do Disque 100, revelando que ocorreram cerca de 9 mil denúncias de violência sexual contra crianças no primeiro semestre de 2017. Em 2016, foram 15.707. E apesar de não existirem números consolidados de denúncias feitas no país envolvendo crimes virtuais é preciso estar atendo quando ao uso da internet.

Segundo Ricardo Silva, a orientação de especialistas, não é proibir o acesso à internet, pois sempre haverá formas de burlar eventuais mecanismos de restrição de acesso. “Por esse motivo, o ideal é acompanhar a vida digital das crianças e adolescentes. Pois dispondo de plena privacidade ficam mais vulneráveis a criminosos sexuais e incidentes de cyberbullying”, disse o vereador que ainda falou que “vale lembrar que o diálogo franco é a melhor forma de conscientização para uso da internet”.

 

Ascom – Vereador Ricardo Silva

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *