Vereador Ricardo Silva destaca movimento Setembro Amarelo

O vereador Ricardo Silva (PRB), apresentou moção de apoio para o movimento mundial setembro Amarelo, que estimula a prevenção ao suicídio e valorização da vida, na última sessão da câmara de Osasco.  Para ele, “a vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são ações que precisam ser combatidas”, disse o parlamentar.

A campanha de prevenção de suicídio chegou no Brasil em 2014, iniciada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). O movimento acontece durante todo o mês de setembro no mundo todo e esse período foi escolhido porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Na cidade de Osasco, também temos a semana de Conscientização sobre a Depressão na semana do dia 20 através da lei 4752/16.

O suicídio tem feito cada vez mais vítimas no Brasil e no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, o suicídio aumentou gradativamente entre 2000 e 2016: foi de 6.780 para 11.736, uma alta de 73% nesse período. As maiores taxas de crescimento foram registradas entre jovens e idosos.

No mundo, o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). É a segunda causa de morte no planeta entre jovens de 15 a 29 anos – a primeira é a violência. E no Brasil, em 2015, o suicídio foi a quarta causa de morte nessa mesma faixa etária, ficando atrás da violência e acidente de trânsito, de acordo com os dados do Ministério da saúde.

Ascom – Vereador Ricardo Silva

 

 

 

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *