Vereador Ricardo Silva ressalta a importância do aleitamento materno

Na última sessão da câmara de Osasco, após o recesso parlamentar, o vereador Ricardo Silva (PRB) ressaltou a importância do aleitamento materno e do incentivo que todos devem fazer para essas ações.

O mês de agosto é conhecido como o mês da luta pelo incentivo a amamentação. Inclusive na cidade de Osasco a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, entre os dias 01 a 07 de agosto, foi instituído no calendário através da lei nº 3448, e tem o objetivo de estimular atividades de promoção, proteção e apoio a amamentação; apoiar e conscientizar as mulheres para que exerçam seu papel como mães geradoras e alimentadoras de novos seres sociais; sensibilizar todos os setores da sociedade para que compreendam e apoiem a mulher que amamenta.

“É muito importante ressaltar a conscientização sobre a importância da amamentação que é um ato de amor e promove satisfação tanto para a mãe  quanto para o bebê”, disse o parlamentar.

Ainda segundo especialistas, o leite materno é um alimento completo, que contém todos os nutrientes e sais minerais que o bebê precisa até os seis meses de idade. Por isso, antes disso não é necessário acrescentar nenhum outro tipo de alimento, como chás, sucos, água ou outros leites. Mesmo após ocorrer a introdução de novos alimentos, a amamentação deve continuar até os dois anos de idade.

O aleitamento materno possui inúmeros benefícios. No caso materno contribui para a recuperação do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto. O aleitamento materno também ajuda a reduzir o peso e a minimizar o risco de desenvolver, no futuro, câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes.

Para o bebê, o leito materno além de ser de fácil digestão provoca menos cólicas e a sucção colabora para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração. Além disso, o leite funciona como uma vacina natural – que, no entanto, não substitui o calendário básico de vacinação -, protegendo a criança contra doenças como anemia, alergias, infecções e obesidade.

Ascom – Vereador Ricardo Silva

 

 

 

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *